Quais as diferenças entre o tapete pintado e tapete vulcanizado?

O tapete capacho é sempre uma ótima opção para personalização e uso como decoração. Contudo, sabia que é possível personalizar de mais de uma forma? Você pode ter um tapete vulcanizado ou tapete pintado.

Ambos os tapetes atendem ao propósito de reter o excesso de sujeira e de lidar com a umidade do ambiente. Contudo, o efeito visual é também tão importante quanto, contribuindo até mesmo para o marketing da empresa.

E no momento de escolher, tapete vulcanizado ou pintado? Prossiga com a leitura do artigo e saiba mais sobre essas duas técnicas!

 

Como é o processo do tapete vulcanizado?

“O capacho vulcanizado tem uma lógica de montagem muito semelhante ao de um quebra-cabeças.”

Como é feito o capacho vulcanizado? Tudo começa pela definição das medidas do tapete. No caso de tapete personalizado, o cliente pode adotar qualquer medida que for ideal para o local onde será usado.

Depois, é escolhida a cor do fundo do tapete capacho e, em seguida, as cores do logo, texto ou desenho do tapete personalizado. Eles podem ser parte da estampa de maneira individual ou então podem ser combinados.

Após isso, é feito um recorte no formato do logotipo, desenho, texto ou marca no centro do tapete capacho. Depois, é feito um recorte das peças nas cores que compõem a logomarca ou desenho.

 

Última etapa: quebra-cabeças do tapete capacho

Por fim, o logotipo, desenho, texto ou marca são encaixados como peças num quebra-cabeças. Depois da montagem, são levados para uma mesa quente, onde o fundo do tapete e as peças derretem e se grudam.

Junto dessa vulcanização, é colocado por baixo do tapete uma película de PVC, que evita que as bordas se abram ou as peças se desgrudem. Isso garante uma maior durabilidade do capacho vulcanizado.

 

Como é o processo do tapete pintado?

“O grande destaque da pintura de tapete é a maior atenção aos menores detalhes.”

O processo da pintura de tapete começa da mesma forma que no capacho vulcanizado: pela escolha da medida e das cores do fundo e dos elementos que compõem o tapete. Após essa definição, o tapete de vinil é levado à máquina de pintura.

As cores são feitas uma de cada vez, utilizando de uma tinta vinílica. O preenchimento da arte é feito de maneira uniforme, com grande nível de detalhes. Aliás, o jato de tinta vinílica é profundo, o que mantém a arte no tapete de vinil por mais tempo.

 

Qual é o diferencial da tinta vinílica?

A tinta vinílica é produzida especialmente para a pintura em tapete de vinil, garantindo uma maior profundidade de detalhes no tapete personalizado. Além disso, garante durabilidade, mantendo a arte visível durante um longo tempo de uso.

Outras vantagens são:

  • Possibilidades quase infinitas de cores e desenhos, o que permite uma maior criatividade na criação e maior presença de cores;
  • Repintura do tapete de vinil, o que permite uma recuperação mais fácil da arte original após longo tempo de uso;
  • Reprodução fiel do logotipo ou marca, o que garante uma identidade visual mais forte.

 

Tapete vulcanizado ou pintado: qual escolher?

Tapete vulcanizado ou pintado, qual escolher? Bem, acontece que ambos os tapetes apresentam ótimos resultados como tapetes personalizados para empresas, lojas, eventos ou residências.

A grande diferença entre os dois é o processo utilizado, assim como equipamentos e matérias-primas. Caso prefira um capacho, é mais recomendado a vulcanização. Caso prefira um tapete de vinil, é melhor optar pela pintura com tinta vinílica.

De qualquer forma, a sua escolha deve depender mais da credibilidade da empresa fabricante e do equipamento e matéria-prima ser de qualidade. Isso é o que realmente faz a diferença no tapete pintado e no tapete vulcanizado!

SEU ORÇAMENTO AQUI!